CONHECER A AROEIRA

Mata dos Medos

A Mata Nacional dos Medos é um espaço arborizado localizado na freguesia da Charneca de Caparica, no concelho de Almada, com aproximadamente 340 hectares de área.  A mata inspirou um livro infantil com o mesmo nome, subsequentemente alvo de adaptação a teatro de marionetas e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o quarto ano.

O seu nome deriva da designação dada aos montes de areia, tipicamente formados por acção do vento, junto ao mar (“medos” ou “médões”). De facto, devido à deslocação das areias das dunas existentes a Oeste, o rei D. João V de Portugal mandou plantar esta mata, no século XVIII, para evitar que estas invadissem os terrenos de génese agrícola situados a leste. Devido a ter sido mandada plantar pelo rei, esta zona era ainda conhecida pela designação Pinhal do Rei.

A Mata dos Medos situa-se na plataforma superior da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, nos concelhos de Almada e Sesimbra, e ocupa uma faixa de 5 quilómetros ao longo da costa ocidental da península de Setúbal, perfazendo uma superfície de 340 hectares. Terá sido mandada instalar pelo rei D. João V, entre 1689 e 1750, para impedir o avanço das dunas ou medos para as terras agrícolas. É o grande pulmão do concelho de Almada e está inserida na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. Foi classificada como Reserva Botânica em 1971, pelo Decreto-Lei n.º 444/71, de 23 de Outubro, devido à riqueza florística apresentada. A mata apresenta grande riqueza e diversidade de espécies características do ecossistema de pinhal. Estão assinalados três endemismos lusitânicos e 15 ibéricos de elevado valor botânico.

É uma extensa área de pinhal, com pinheiros centenários e uma reserva botânica com espécies autóctones. O rosmaninho, a aroeira, a sabina-da-praia e o tomilho são alguns exemplares da flora que podemos facilmente encontrar. Na fauna ainda existente, apesar da forte pressão urbanística, persistem algumas rapinas como águias-de-asa-redonda, o açor, o peneireiro-cinzento e o peneireiro-vulgar, bem como alguns exemplares nocturnos, como sejam o mocho-galego e a coruja das torres. A lebre, o ouriço-cacheiro, a toupeira, e ainda a raposa, o toirão, a geneta e o gato-bravo completam a lista da avifauna presente neste maciço verde. Algumas espécies de aves migratórias escolhem também a Mata dos Medos para nidificação. Durante todo o ano residem no pinhal o pica-pau-malhado-grande, a alvéola-branca, a poupa, o cuco, o pintassilgo, o pisco-de-peito-ruivo, o melro, a perdiz-comum, a pega-rabuda e as gralhas. Os anfíbios e os répteis estão também bem representados neste ecossistema costeiro.

as riquezas desta reserva botânica são inúmeras e muito apelativas para todas as idades. O pinheiro manso domina a Mata, mas debaixo das suas copas, identifique dois dos vários arbustos, como a sabina das praias, com os seus bagos vermelhas, e o medronheiro, usado para fazer aguardente e licor. Agora, teste o olfacto, descobrindo o rosmaninho, o tomilho e a salva, por exemplo.

A observação da fauna é outro dos passatempos dos amantes da natureza. Com sorte, vai poder admirar o voo sereno da águia de asa redonda, a coruja do mato, o mocho galego e o peneireiro. Mais raras são as visitas do falcão peregrino, açore e águia de bonelli. No chão, procure vestígios da passagem da raposa, dos ouriços-cacheiros, coelhos, ginetes, texugos e répteis.

E não se esqueça: a circulação é exclusivamente pedonal estando limitada aos trilhos já estabelecidos. Esta rede de caminhos é apoiada por oito parques de merendas, equipada com contentores de lixo, assadores e parqueamento informal.

Restaurante O Laranjeira

O Laranjeira é um Restaurante de comida saudável que está situado na Aroeira, Charneca de Caparica, junto ao Golf da Aroeira e a poucos metros da praia da Fonte da Telha.  É um restaurante de Comida Regional Portuguesa. Refeições, lanches, petiscos, marisco – 2 salas e esplanada ao ar livre esperam por si…
…porque a tradição ainda é o que era!

restaurante O Laranjeira

*****Restaurante O Laranjeira Lda.*****
Cozinha Tradicional Portuguesa

Ambiente acolhedor e familiar, onde o Prazer e a Boa Disposição se fundem num só!